As embalagens têm um papel importante na qualidade de um produto. Além de proteger o item, elas precisam ser seguras e resistentes para aguentar o trânsito e os manuseios até chegar às mãos do consumidor.
Na maioria das vezes a embalagem está relacionada a qualidade da sua empresa. A produção de embalagens pela indústria de alimentos representa em torno de 37% do mercado de embalagens em toneladas, sem considerar as bebidas, conforme a Datamark.
Os materiais que mais lideram a produção são os metálicos, seguidos das plásticas e flexíveis. As embalagens de vidro e papel, excluindo o papelão ondulado, seguem empatadas.
As embalagens para alimentos precisam atender a parâmetros legais, tendo certificado de qualidade, de forma que seja possível garantir a eficiência, para que não se comprometa a qualidade do produto que está envolvendo.
Atualmente, o setor de embalagens tem oferecido soluções práticas, com proteção e com ótimo visual.
Continue a leitura e saiba mais!
A importância da qualidade das embalagens
- Evita a modificação das características dos alimentos
A embalagem correta, ainda mais quando se fala em pedidos de delivery onde há um determinado tempo para realização do pedido e envio ao destino, é importante para receber o alimento com temperatura adequada, aromático, saboroso e apresentável.
- Melhora a experiência do cliente
As qualidades das embalagens também aumentam a expectativa do consumidor quanto a qualidade e envio do produto que comprou. Quando elas são totalmente atendidas, proporcionam uma boa experiência, aumentando a probabilidade de manter-se fiel à empresa.
- Evita danos ao produto
O que se espera de um delivery é que o sabor e a identificação de cada alimento estejam em seu devido lugar. Para tanto, é necessário que os alimentos se mantenham íntegros.
Um bom controle de qualidade nas embalagens permite que ela proteja os ingredientes, evitem que se misturem e afaste as possibilidades de contaminação.
- Traz um diferencial competitivo
Por conta da boa experiência de compra, uma boa embalagem interfere também no diferencial competitivo da empresa.
Além de chegar da forma desejada e “pronto para uso”, a aparência atrativa e original de uma embalagem chamam a atenção, podendo até servir como marketing indireto nas redes sociais, ao incentivar outras pessoas a terem a mesma experiência e, assim, a marca ser facilmente reconhecida pelo consumidor.
Portanto, ela pode ser chamada de um “vendedor silencioso”, por ajudar indiretamente a persuasão de compra de um produto/serviço.
Escolher a embalagem que faz a diferença
Porém, lembre-se que uma boa embalagem é aquela que, necessariamente, é prática, funcional e reciclável. Não adianta investir em uma embalagem moderna, que cumpre o seu papel, mas não é prática.
Uma embalagem perfeita e funcional é aquela que, além de suas características físicas, descreve o produto com exatidão, permite o uso fácil, abre-se com facilidade, conserva e protege os produtos contra a luz, quedas, deterioração e danificação geral do conteúdo.
Além disso, escolher uma embalagem que seja reciclável faz total diferença atualmente. A Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) apresenta elevados índices de reciclagem no país e ter o reaproveitamento de 100% da embalagem permite poupar matérias-primas naturais.
E quanto ao preço?
Ter todas as características citadas acima não significa escolher entre elas para achar um preço que possa arcar.
A embalagem consegue agregar valor ao produto, justificando seu preço e influenciando na decisão de compra.
Portanto, uma embalagem de qualidade é aquela funcional, bonita e prática e tem como finalidade agregar valor no seu produto.
O poder da embalagem é tão grande que influencia até o custo do transporte, visto que seu tamanho intervém no espaço que o entregador terá para levar o produto.
Muitas empresas entregam seus produtos em embalagens maiores do que o necessário ou em embalagens que pesam tanto quanto o próprio produto, aumentando exponencialmente o valor do frete. Essa elevação de custos, se repassada ao consumidor, pode retirar a competitividade do produto e, se suportada pela empresa, pode comprometer sua saúde financeira.
Junte economia e sustentabilidade
Uma boa ideia de apresentar qualidade a uma embalagem com economia, é juntar o fator econômico ao ambiental.
É possível encontrar embalagens de boa qualidade e ecológicas. Temos como exemplo a indústria de bebidas, que desenvolveu embalagens sustentáveis para a água mineral.
Unir essas duas características, segundo dados da Intelipost, reduz em 37% o volume do material descartado, diminui os custos de frete, facilita o manuseio e simplifica o processo de reciclagem. Além disso, até 30% da matéria-prima utilizada é originada da cana-de-açúcar, eliminando cerca de 20% das emissões de CO2.
Além disso, conforme um levantamento realizado em 2016 pela Nielsen, constatou que, nas 20 categorias mais importantes em faturamento nos supermercados – como bebidas, derivados de carne e laticínios -, a importância da embalagem econômica nas vendas aumentou em 60%.
A Inova Papan
A Inova Papan é uma distribuidora de embalagens e produtos descartáveis. Tem como desafio trabalhar com os principais fornecedores neste segmento, destacamos a Papan Indústria que produz diretamente para a distribuição da Inova Papan, garantindo assim, entrega rápida ao custo de fábrica.
Salientamos que a Papan é a única empresa do Brasil a ter patente requerida para o Papel Térmico, acreditamos que a embalagem é a peça fundamental para o seu delivery, porque investir em qualidade, segurança e apresentação impecável, além de melhorar a visão da marca com o consumidor, melhora também a experiência de compra. Faça sua compra online ou visite nossa loja física.
Entre em contato e dê um upgrade no seu delivery!