Dicas, Embalagens

Você sabe como a embalagem interfere na qualidade dos seus pratos?

As embalagens têm um papel importante na qualidade de um produto. Além de proteger o item, elas precisam ser seguras e resistentes para aguentar o trânsito e os manuseios até chegar às mãos do consumidor.

Na maioria das vezes a embalagem está relacionada a qualidade da sua empresa.  A produção de embalagens pela indústria de alimentos representa em torno de 37% do mercado de embalagens em toneladas, sem considerar as bebidas, conforme a Datamark. 

Os materiais que mais lideram a produção são os metálicos, seguidos das plásticas e flexíveis. As embalagens de vidro e papel, excluindo o papelão ondulado, seguem empatadas. 

As embalagens para alimentos precisam atender a parâmetros legais, tendo certificado de qualidade, de forma que seja possível garantir a eficiência, para que não se comprometa a qualidade do produto que está envolvendo.

Atualmente, o setor de embalagens tem oferecido soluções práticas, com proteção e com ótimo visual.

Continue a leitura e saiba mais! 

A importância da qualidade das embalagens

  1. Evita a modificação das características dos alimentos

A embalagem correta, ainda mais quando se fala em pedidos de delivery onde há um determinado tempo para realização do pedido e envio ao destino, é importante para receber o alimento com temperatura adequada, aromático, saboroso e apresentável.

  1. Melhora a experiência do cliente

As qualidades das embalagens também aumentam a expectativa do consumidor quanto a qualidade e envio do produto que comprou. Quando elas são totalmente atendidas, proporcionam uma boa experiência, aumentando a probabilidade de manter-se fiel à empresa. 

  1. Evita danos ao produto

O que se espera de um delivery é que o sabor e a identificação de cada alimento estejam em seu devido lugar. Para tanto, é necessário que os alimentos se mantenham íntegros. 

Um bom controle de qualidade nas embalagens permite que ela proteja os ingredientes, evitem que se misturem e afaste as possibilidades de contaminação. 

  1. Traz um diferencial competitivo

Por conta da boa experiência de compra, uma boa embalagem interfere também no diferencial competitivo da empresa.

Além de chegar da forma desejada e “pronto para uso”, a aparência atrativa e original de uma embalagem chamam a atenção, podendo até servir como marketing indireto nas redes sociais, ao incentivar outras pessoas a terem a mesma experiência e, assim, a marca ser facilmente reconhecida pelo consumidor. 

Portanto, ela pode ser chamada de um “vendedor silencioso”, por ajudar indiretamente a persuasão de compra de um produto/serviço. 

Escolher a embalagem que faz a diferença 

Porém, lembre-se que uma boa embalagem é aquela que, necessariamente, é prática, funcional e reciclável. Não adianta investir em uma embalagem moderna, que cumpre o seu papel, mas não é prática. 

Uma embalagem perfeita e funcional é aquela que, além de suas características físicas, descreve o produto com exatidão, permite o uso fácil, abre-se com facilidade, conserva e protege os produtos contra a luz, quedas, deterioração e danificação geral do conteúdo.

Além disso, escolher uma embalagem que seja reciclável faz total diferença atualmente. A Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) apresenta elevados índices de reciclagem no país e ter o reaproveitamento de 100% da embalagem permite poupar matérias-primas naturais. 

E quanto ao preço?

Ter todas as características citadas acima não significa escolher entre elas para achar um preço que possa arcar. 

A embalagem consegue agregar valor ao produto, justificando seu preço e influenciando na decisão de compra. 

Portanto, uma embalagem de qualidade é aquela funcional, bonita e prática e tem como finalidade agregar valor no seu produto.

O poder da embalagem é tão grande que influencia até o custo do transporte, visto que seu tamanho intervém no espaço que o entregador terá para levar o produto.

Muitas empresas entregam seus produtos em embalagens maiores do que o necessário ou em embalagens que pesam tanto quanto o próprio produto, aumentando exponencialmente o valor do frete. Essa elevação de custos, se repassada ao consumidor, pode retirar a competitividade do produto e, se suportada pela empresa, pode comprometer sua saúde financeira.

Junte economia e sustentabilidade

Uma boa ideia de apresentar qualidade a uma embalagem com economia, é juntar o fator econômico ao ambiental.

É possível encontrar embalagens de boa qualidade e ecológicas. Temos como exemplo a indústria de bebidas, que desenvolveu embalagens sustentáveis para a água mineral.

Unir essas duas características, segundo dados da Intelipost, reduz em 37% o volume do material descartado, diminui os custos de frete, facilita o manuseio e simplifica o processo de reciclagem. Além disso, até 30% da matéria-prima utilizada é originada da cana-de-açúcar, eliminando cerca de 20% das emissões de CO2.

Além disso, conforme um levantamento realizado em 2016 pela Nielsen, constatou que, nas 20 categorias mais importantes em faturamento nos supermercados –  como bebidas, derivados de carne e laticínios -, a importância da embalagem econômica nas vendas aumentou em 60%.

A Inova Papan

A Inova Papan é uma distribuidora de embalagens e produtos descartáveis. Tem como desafio trabalhar com os principais fornecedores neste segmento, destacamos a Papan Indústria que produz diretamente para a distribuição da Inova Papan, garantindo assim, entrega rápida ao custo de fábrica.

Salientamos que a Papan é a única empresa do Brasil a ter patente requerida para o Papel Térmico, acreditamos que a embalagem é a peça fundamental para o seu delivery, porque investir em qualidade, segurança e apresentação impecável, além de melhorar a visão da marca com o consumidor, melhora também a experiência de compra.  Faça sua compra online ou visite nossa loja física. 

Entre em contato e dê um upgrade no seu delivery!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *