Dicas, Embalagens

Como investir em personalizados pode transformar a experiência do seu cliente?

Costumer Experience (CX) ou Experiência do Cliente, em português, é o nome que se dá para o conjunto de percepções que um consumidor possui sobre uma determinada empresa após interagir com ela. 

Essas percepções são respostas cognitivas, afetivas, sensoriais e comportamentais do consumidor durante todos os estágios do processo de uma compra ou serviço, incluindo os estágios de pré-compra, consumo e pós-compra. 

Investir na experiência do cliente é uma estratégia importante para conquistar o consumidor e fazer com que ele permaneça comprando em sua empresa. Além disso, com os dados colhidos através desse método, é possível que a empresa tenha o cuidado de ver como o consumidor enxerga a sua marca no mercado. Para tanto, com o propósito de ter uma ótima experiência de compra, a empresa tem que trabalhar o cliente desde o momento da atração até o pós-venda.

O Brasil é o país com o maior percentual de empresas maduras na entrega de experiência do cliente. Segundo relatório elaborado pela Zendesk, 23,4% das organizações brasileiras ouvidas se qualificaram como líderes em CX. Para efeito de comparação, a média global é 14,5%.

Por que investir em uma boa experiência para o seu cliente?

Saber como investir em uma experiência do cliente é um dos principais segredos para alcançar o sucesso de uma empresa. 

Não adianta ter produtos/serviços de qualidade e com bons preços, se a experiência vivida pelo seu cliente na hora da compra não for boa, e desvalorizar de algum jeito o seu trabalho.

Todas as etapas do processo de compra acabam determinando a imagem que o cliente tem da marca e até a sua fidelização.

Segundo a Bussiness Comunity, 59% dos consumidores afirmam que não voltam a fazer negócios com uma empresa após uma experiência ruim.

Uma boa experiência de compra, portanto, pode:

  1. Fidelizar clientes

Investir em embalagens incríveis e criativas é uma maneira de mostrar que a sua empresa pensa “fora da caixa”. 

Um pacote bem elaborado motiva a recompra, o que é ótimo para a expansão do seu negócio.

Porém, lembre-se da sustentabilidade. Sabemos que o excesso de embalagens, principalmente as plásticas, são prejudiciais ao meio ambiente e podem até ser prejudiciais à visão dos seus clientes perante a marca.

  1. Estimular novas compras de forma inconsciente 

Bilhetes com palavras especiais, brindes e até cupons de desconto são formas de inovar e estruturar uma embalagem tanto visual quanto fisicamente.

Elabore um design diferenciado, personalize o envio do produto e pense na facilidade do manuseio, porque estes passos são importantes para o cliente gostar da jornada de compra e querer repeti-la comprando mais em sua empresa. 

  1. Promover um marketing digital positivo

O inovar desperta a curiosidade das pessoas. Como vivemos em um mundo digital em que tudo é compartilhado nas redes sociais, investir em conteúdos personalizados e criativos pode tornar a jornada de compra deles diferenciada. Ainda mais se comparado aos seus concorrentes.

As pessoas que veem esses conteúdos em redes sociais ficam curiosos e, muitas vezes, compram o produto ou serviço apenas por querer ter a mesma experiência vivida por outra pessoa. 

  1. Se diferencie em relação aos concorrentes

Estes processos citados podem fazer você se diferenciar dos seus concorrentes. 

E, outra dica, é observar os seus concorrentes. Pergunte-se: O que eles fazem que eu posso fazer diferente e melhor? O que falta na jornada de compras deles? Quais são as reclamações?

Responda essas perguntas e faça com que elas integrem na experiência do seu cliente. Vá além das expectativas criadas, ou seja, não resuma o relacionamento com o seu cliente àquilo que ele buscou inicialmente. 

Por onde começar?

Antecipe os problemas 

Uma ótima oportunidade de trabalhar com a experiência do seu cliente e garantir a sua satisfação é antecipar os problemas e necessidades, mostrando uma grande oportunidade que ele ainda não identificou.

Conheça o seu cliente

Conhecer o seu cliente significa saber o que ele espera da sua empresa com relação aos seus produtos e serviços.

Uma ótima dica é observar o seu concorrente e ver o que o outro tem de bom que você pode fazer melhor. 

Considere as experiências do seu público

Conhecer as preferências do seu público é fundamental para saber como melhorar a experiência do cliente. 

É preciso considerar que a proposta dessa estratégia é atrair público e aumentar o engajamento dos seus clientes. Pergunte-se: se eu comprasse meu produto/serviço, o que eu gostaria de ver? O que eu ficaria surpreso por presenciar? Por que estou comprando? Mas, para isso, é preciso criar conteúdo e campanhas que realmente agreguem valor e respondam às suas principais dúvidas.

Dê toda atenção a sua jornada

Não adianta você dar um brinde qualquer e não dar atenção em toda a jornada de compra do consumidor. 

É importante que todas as etapas que seu cliente passa sejam pensadas de forma única e exclusiva. Se diferencie e faça a sua história.

Capacite a sua equipe 

E, também, não adianta você pensar em todas as etapas da jornada e esquecer que os seus funcionários também são fundamentais para o andar da carruagem.

Por mais que os seus colaboradores sejam experientes e saibam como trabalhar, ensina-os a como dar a devida atenção aos clientes.

Alguns processos precisam ser adaptados, por exemplo, em compras online, onde a forma de embrulhar e o tempo de enviar o produto tem que ser realizado em um determinada data para não ocorrer atrasos no transporte.  

A Inova Papan

A Inova Papan é uma distribuidora de embalagens e produtos descartáveis. Tem como desafio trabalhar com os principais fornecedores neste segmento, destacamos a Papan Indústria que produz diretamente para a distribuição da Inova Papan, garantindo assim, entrega rápida ao custo de fábrica.

Salientamos que a Papan é a única empresa do Brasil a ter patente requerida para o Papel Térmico, acreditamos que a embalagem é a peça fundamental para o seu delivery, porque investir em qualidade, segurança e apresentação impecável, além de melhorar a visão da marca com o consumidor, melhora também a experiência de compra.  Faça sua compra online ou visite nossa loja física. 

Entre em contato e dê um upgrade no seu delivery!

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