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6 dicas infalíveis para aumentar o faturamento do seu restaurante!

Se tornar dono do seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Para quem já é empreendedor, os desafios passam a ser outros, como, por exemplo, manter a saúde financeira da sua empresa em dia, gerar lucros, etc. Falaremos, hoje, especificamente para quem deseja aumentar o faturamento do seu restaurante.

Antes disso, vamos mostrar alguns dados que falam do crescimento exponencial desse setor no Brasil. Isso se deu, também, pelo momento em que o país passou pela baixo do preço dos alimentos, como mostra a reportagem do site Mercado e Consumo.

“O setor de alimentação fora do lar, que abrange restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks, segue em recuperação em 2022, com crescimento nas vendas, no número de transações e no tíquete médio.  Segundo o IDF (Índice de Desempenho Foodservice), do IFB (Instituto Foodservice Brasil), em abril, houve um aumento de quase 75% no comparativo anual. As vendas em abril de 2022 tiveram um aumento de 74,6%, em relação ao mesmo mês de 2021. No acumulado do ano, a expansão é de 48,6%. O crescimento das transações foi de 72,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo 34,2% acumulado entre janeiro e abril.”

Como vimos, o setor está aquecido e é uma ótima oportunidade de investimento. Sendo assim, trouxemos dicas infalíveis para você melhorar seu faturamento em 2023. Continue a leitura abaixo e saiba mais!

Adicione novos pratos no seu cardápio

Quem é que não gosta de experimentar novidades? Aproveite para criar novos pratos e colocar no cardápio. Além disso, trabalhe em estratégias de marketing para fazer a divulgação. Muitos locais acabam oferecendo pequenas porções, criando ações promocionais. 

É importante servir pratos tradicionais, até porque nem todo mundo tem paladar para novos alimentos. Mas, essa pode ser uma grande sacada para aumentar suas vendas.

Invista em conforto e bom atendimento

Esse deveria ser o carro chefe de qualquer estabelecimento, no entanto, não é bem assim que acontece. Quantas vezes você já chegou em um lugar e não foi bem atendido? Locais muito quentes, lotados, com mesas sujas, tudo isso conta na hora da escolha pelo seu restaurante.

Todas as pessoas que passam por experiências ruins em um determinado local, deixam de frequentá-lo. Além disso, esse pode ser o início do seu fracasso, pois o boca a boca ainda é o maior vilão dos comércios. Então, não meça esforços para treinar sua equipe. Aposte em um sistema de ventilação ideal para o tamanho do seu estabelecimento.

Lembre-se que um ambiente agradável não precisa ser luxuoso, mas oferecer comodidade o suficiente para as pessoas se sentirem bem recebidas e acolhidas.

Invista em Marketing Digital e embalagens criativas 

Assim como em qualquer área, hoje em dia, para ter um bom relacionamento com os clientes e criar conexão, as empresas investem nas redes sociais. Aliás, cuidar da sua marca nesse ambiente é fundamental. Mais que fidelizar os seus consumidores, é possível atrair novos e até expandir seu negócio para outros locais.

Existem inúmeras formas e estratégias de colocar essas técnicas em prática. Outra maneira é disponibilizar embalagens especiais e criativas. O cliente sempre espera algo a mais nas embalagens, principalmente que tragam facilidade de transporte e reflita em proteção e higiene.

Aposte em diversas formas de pagamento e delivery

Nos últimos anos as formas de pagamento de compras, tanto virtual quanto física, ganharam ainda mais opções. Sendo assim, quando você oferece tipos variados dessa modalidade, as pessoas começam a optar pelo seu restaurante. Além disso, em alguns lugares existem até promoções para algumas transações.

Outro ponto importante, e que vale a pena investir, são as entregas. Além de aumentar a praticidade e comodidade do seu cliente, ainda pode aumentar sua cartela de consumidores. Mas, é preciso ter um planejamento e uma abrangência regional bem delimitada, de acordo com as suas possibilidades.

Uma das piores experiências para um usuário é comprar algo e não receber no prazo estipulado. Uma dica importante é diminuir o número de vendas nos dias de grande movimentação, principalmente em datas comemorativas.

Aproveite as datas comemorativas

Uma ótima oportunidade de alavancar as suas vendas, é apostando nas datas comemorativas. Por exemplo, se o seu restaurante oferece doces, esses pratos podem ser direcionados para essas festividades. Opções salgadas também são muto bem recebidas. Confira alguns itens:

  • Páscoa: pratos feitos à base de peixe, colombas de chocolate, ovos e bombons;
  • Dia dos Namorados: caixa com brownies, pipocas gourmet, brigadeiros, cestas com bebidas;
  • Dia das Crianças: abuse da criatividade e crie bolos, tortas, caixas com bombons sortidos e muito mais;
  • Natal: as comidas natalinas são muito vendidas. Além disso, muitas pessoas não têm tempo de cozinhar, então oferecer doces e salgados por encomenda são uma ótima estratégia.

O mais importante em qualquer uma dessas formas de aumentar suas vendas, é fazendo o planejamento com antecedência. Muitos empresários acabam perdendo oportunidades por falta de programação.

Invista em gestão interna

Ter um bom atendimento é fundamental, mas para isso, tenha ferramentas que otimizem essa funcionalidade. Invista em softwares que aumentem a rapidez na geração de relatórios, análises, pagamentos e de cardápio.

Outro passo muito importante é não deixar todas as funções para uma só pessoa resolver. Apesar de muitos empresários acharem que dão conta de tudo, a história não é bem assim e todos nós sabemos. Ou seja, é necessário delegar tarefas e fazer subdivisões de trabalho.

Ao passar do tempo você vai perceber o quanto isso faz diferença e torna seu negócio muito mais eficientes.

Após ter acompanhado este artigo, você vai conseguir colocar em prática algumas novas soluções dentro do seu negócio. Além disso, mantenha suas redes sociais atualizadas, invista no marketing digital e crie atendimento personalizado. Sua marca é o ponto forte e pode fazer toda a diferença no seu nicho.

E aí, gostou do conteúdo apresentado até aqui? Essas dicas são infalíveis e vão aumentar o faturamento do seu restaurante. Aproveite para compartilhar com mais pessoas e continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como este. Boas vendas!

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